Renato Haddad - MVP ASP.NET /MCP/MCTS/MCPD/RD


Veja uma lista de alguns dos meus artigos publicados
Reconhecimento de Voz no Windows Phone 8 (MSDN Brasil web site)
Reconhecimento de Voz no Windows Phone 8
A importância e o uso do Data Annotation (MSDN Brasil web site)
A importância e o uso do Data Annotation
Dados Geográficos no Entity Framework 5 e SQL Server 2012 (MSDN Brasil web site)
Dados Geográficos no Entity Framework 5 e SQL Server 2012
Engenharia Reversa no Entity Framework 5 (MSDN Brasil web site)
Engenharia Reversa no Entity Framework 5
Manutenção de Dados no Entity Framework 4 (MSDN Brasil web site)
Manutenção de Dados no Entity Framework 4
Uso de parâmetros Opcionais no Visual C# 4 (MSDN Brasil web site)
Uso de parâmetros Opcionais no Visual C# 4
POCO no Entity Framework 4 (MSDN Brasil web site)
POCO no Entity Framework 4
Bing Maps no Windows Phone 7.5 (MSDN Brasil web site)
Bing Maps no Windows Phone 7.5
Windows Phone 7 - dados de OData (MSDN Brasil web site)
Windows Phone 7 - dados de OData
ScreenCast - Dynamic Data parte 1 (MSDN Brasil web site)
Aprenda neste VideoCast como criar um site em poucos minutos usando o ASP.NET Dynamic Data e o LINQ. - 14 minutos
ScreenCast - Dynamic Data parte 2 (MSDN Brasil web site)
Veja neste VideoCast como customizar as páginas e as propriedades das classes do ORM para exibir dados no ASP.NET Dynamic Data. Veja ainda como estender uma classe partial e um método partial. - 15 minutos
ScreenCast - GridView com LINQ (MSDN Brasil web site)
Veja neste VideoCast como criar um modelo de objeto relacional com o LINQ e exibir os dados num GridView. Em seguida, aplique uma pesquisa do tipo master-detail com as categorias e produtos, tudo com o LINQ e Lambda.
Uso de LINQ com Arrays (Site imaster)
Neste artigo abordo o uso de LINQ com Arrays
Dez Razões para Adotar o LINQ nas Aplicações .NET (MSDN Brasil web site)
Neste artigo vou abordar dez razões para se adotar o LINQ (Language Integrated Query) nas aplicações .NET
Formatar dados com o ASP.NET Dynamic Data (MSDN Brasil web site)
Neste artigo vou abordar como criar uma aplicação dinâmica de dados oriundos a partir de uma modelo de dados do Linq To SQL, aplicar uma formatação nos dados e como ocultar algumas tabelas.
ASP.NET Dynamic Data (MSDN Brasil web site)
Neste artigo vou abordar como criar uma aplicação dinâmica de dados oriundos a partir de uma modelo de dados do Linq To SQL
Como montar um controle ListView do ASP.NET 3.5 com o LINQ? (Site Linha de Código)
O ListView é um controle novo do ASP.NET 3.5 e neste artigo vou mostrar como ler um banco de dados através do LINQ e preencher o ListView. O LINQ significa Language Integrated Query é oferece um modelo de objeto relacional para facilitar muito a vida dos desenvolvedores.
Crie um Álbum de Fotos no Power Point 2007 (MSDN Brasil web site)
A nova versão 2007 do Power Point tem um recurso fantástico para se criar um álbum de fotografias de forma, simples, rápida e divertida. Com isto, você não precisará usar outro software para criar álbuns de fotografias das férias, viagens ou eventos.
Windows Mobile 6 Developer Resource Kit (MSDN Brasil web site)
Se você é desenvolvedor de aplicações móveis e utiliza o Visual Studio 2005, então, este artigo é fundamental para que você possa instalar as novidades do mundo móvel. A Microsoft lançou o Windows Mobile 6 com várias novidades, principalmente se você desenvolve aplicações para Pockets PCs ou Smartphone que já tenham o sistema operacional WM6, este KIT é peça imprescindível na sua máquina.
Windows Mobile 6 Developer Resource Kit (Site Linhadecodigo)
Se você é desenvolvedor de aplicações móveis e utiliza o Visual Studio 2005, então, este artigo é fundamental para que você possa instalar as novidades do mundo móvel. A Microsoft lançou o Windows Mobile 6 com várias novidades, principalmente se você desenvolve aplicações para Pockets PCs ou Smartphone que já tenham o sistema operacional WM6, este KIT é peça imprescindível na sua máquina.
Simulando o Hotmail com ASP.NET 2.0 (Site LinhadeCodigo.com.br)
Você que já usou o hotmail e é desenvolvedor de aplicações WEB, verá neste artigo como usar o controle GridView do ASP.NET 2.0 com uma tabela no banco de dados, mostrar um checkbox em cada linha e, por fim, enviar e-mail para todas as linhas selecionadas.
Acesso a Dados VS.NET 2005 - Smart Client (Windows Application) (MSDN Brasil web site)
O acesso a dados no SQL Server, assim como qualquer outra fonte de dados tornou-se no VS.NET 2005 uma verdadeira brincadeira, nunca foi tão fácil criar um formulário em poucos segundos. O ADO.NET 2.0 implementa diversas novas classes, o qual encapsulou o que fazíamos via código no VS.NET 2003. Desde o DataBind até a navegação de registros no 2005 mostra que a Microsoft está cada vez mais preocupada com a produtividade, deixando o trabalho manual (leia-se codificação) automático e o desenvolvedor focado na solução.
O objetivo deste artigo é mostrar como acessar uma tabela no SQL Server através dos recursos existentes no Windows Application.
Como consumir Web Services no MS-Office (MSDN Brasil web site)
Muitos artigos existentes sobre Web Services já estão disponíveis no MSDN, portanto, aqui não irei abordar o conceito, mercado e como criar Web Services no Visual Studio .NET. Partirei do princípio que você já sabe esta parte, no entanto, saiba que qualquer Web Service disponível que você tenha acesso, é possível aplicar nos exemplos vistos neste artigo.
Acessando o SQL Server direto do Pocket PC (MSDN Brasil web site)
O propósito deste artigo é mostrar como acessar um banco de dados SQL Server diretamente do Pocket PC. Para isto, é necessário que haja uma conexão com a rede, seja Wi-Fi ou através do ActiveSync. Como as redes Wi-Fi estão crescendo em todo lugar, acredito que daqui há alguns anos teremos acesso a qualquer lugar e hora em todo lugar do planeta terra. Com isso, é possível vc desenvolver uma aplicação para força de vendas onde os vendedores estarão apenas com um Pocket PC conectado via Wi-Fi diretamente no servidor da empresa.
WebServices (MSDN Brasil web site)
Um Web Service é uma classe escrita em uma linguagem suportada pela plataforma .NET que pode ser acessada via protocolo http. Isso significa dizer que você pode acessar qualquer Web Service disponível na Web e utilizar todas as funcionalidades do mesmo.
O acesso sempre será via http, mas internamente existe uma string XML que está empacotada em um protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol). O SOAP é um padrão aberto criado pela Microsoft, Ariba e IBM para padronizar a transferência de dados em diversas aplicações, por isso, se dá em XML.
DataGrid Aninhados (MSDN Brasil web site)
O objetivo deste artigo é mostrar o uso de DataGrids aninhados, como capturar dados oriundos do DataGrid e submeter um código passando este dado capturado como parâmetro. Faremos todos os exemplos com códigos, sem o uso de assistentes do VS.NET. O banco de dados usado será o Northwind do SQL Server.
Dez Razões para Migrar para ASP.NET (MSDN Brasil web site)
Será que vale a pena migrar do ASP para o ASP.NET? Sem dúvida nenhuma, essa é uma das respostas mais fáceis e certas de se responder: SIM, o mais rápido possível. Neste artigo vou abordar algumas razões para ajudar o leitor a decidir e visualizar as vantagens da migração.
Entendendo Aplicações Móveis no .NET (MSDN Brasil web site)
O que você entende por Mobilidade? Tudo o que você pode operar a distância ou sem fio é considerado Mobilidade. Hoje em dia muitas aplicações são executadas isoladamente, e quando precisam agregar valores à mesma, normalmente são utilizados recursos externos como telefone celular, e-mail, Short Message Service (SMS) ou algum serviço de BIP. A pergunta é: Porquê não acrescentar todas estas funcionalidades a sua aplicação existente, seja ASP.NET ou Windows Application?
Menus e Input Panel no Pocket PC (MSDN Brasil web site)
Quando desenvolvemos aplicações para dispositivos móveis (seja Pocket PC, Smartphone ou qualquer outro device) é importante pensar na interface com o usuário. O objetivo deste artigo é mostrar dois controles muito utilizados no Pocket PC: o Menu e o InputPanel. Irei mostrar ainda alguns truques da linguagem VB.NET para novos programadores.
Edição de dados no GridView - ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil web site)
Nas aplicações WEB, edição de dados via Browser sempre foi um desafio para os desenvolvedores. O fato é que independente do tipo de controle, aplicação ou plataforma, alguns usuários necessitam alterar os dados diretamente na base de dados. Até aqui nada de novidade, pois você pode utilizar uma UI de acordo com o perfil e a necessidade dos usuários.
No ASP.NET 1.1 temos o controle DataGrid, o qual foi uma implementação da Microsoft para expressar qualquer fonte de dados. Este controle, sem nenhuma dúvida, é um dos mais utilizados nas páginas, seja pela apresentação, facilidade de uso e implementação ou performance. No entanto, é necessário digitar códigos para estas alterações.
No ASP.NET 2.0 o DataGrid deixou de existir e foi criado um novo controle chamado GridView, o qual provê mais funcionalidades e sua implementação é extremamente simples e fácil.
Assistente de Navegação - ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil web site)
Você provavelmente já deve ter navegado em alguma página de cadastro na Web onde foi preciso navegar em diversas páginas, podendo avançar ou retroceder sem perder as informações. O ASP.NET 2.0 trouxe um novo controle chamado Wizard, o qual permite criar diversas paginações contendo vários controles.
Criando um link no GridView - ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil web site)
Uma das funcionalidades proporcionadas pela WEB é o uso do hyperlink entre páginas. Quando você submete uma página ao servidor através de um link, este é passado via URL e a página chamada deverá receber o pedido, identificar o conteúdo e tratá-lo. Esta prática é muito comum em qualquer página da WEB. No ASP.NET 2.0 temos o novo controle chamado GridView, o qual permite customizar colunas para disponibilizar links entre páginas.
O objetivo deste artigo é ler uma base de dados, montar um GridView contendo somente algumas colunas com os dados e um link para outra página, o qual irá capturar o dado passado como argumento e tratá-lo.
Treinamento em ASP.NET (Parte I) (MSDN Magazine Brasil)
O objetivo deste treinamento é mostrar a você, leitor, como criar aplicações para Internet por meio dos controles mais utilizados no dia-a-dia de uma página. A linguagem utilizada será o Visual Basic .NET, mas nada impede que se utilize o C#, pois a diferença é somente uma questão de sintaxe. A única ferramenta que você precisa é o Visual Studio .NET, na qual é possível criar desde o banco de dados até Componentes, Classes e Web Services. O ASP.NET vem conquistando enorme espaço entre os desenvolvedores devido a sua facilidade de uso, manutenção e performance. O processamento das páginas ocorre no servidor, o que significa dizer que, quando o internauta navega nas páginas, estas são requisitadas ao servidor, que verifica a solicitação, realiza o Parse das páginas, monta um HTML e as envia para o navegador que as solicitou. E, já que mencionei HTML, não se preocupe, pois é possível desenvolver toda a aplicação sem usar nenhuma TAG de HTML. Tudo o que você precisa saber é a linguagem VB.NET ou a C#. Cabe ressaltar que o Framework é o responsável por todo esse processo (por isso a necessidade de tê-lo instalado no servidor), juntamente, é claro, com o Internet Information Server.
10 Razões para adotar o Visual Studio .NET 2005 (MSDN Brasil Web Site)
O Visual Studio .NET 2005 é a mais nova versão da consagrada ferramenta Visual Studio .NET 2003. O ponto forte de toda a ferramenta é a produtividade e as novas funcionalidades das classes, controles e layout. Saiba as dez principais razões para sua equipe adotar o VS.NET 2005.
DataGrid Básico com Assistente (MSDN Brasil Web Site)
O DataGrid é um dos melhores controles existentes para WEB. Sua versatilidade, apresentação, facilidade de manuseio e impacto visual na página atraiu muitos desenvolvedores em usá-lo nas mais diversas situações. O propósito deste artigo é mostrar o básico de um DataGrid, como criar com o assistente e via código. Além disso, mostrarei como customizar e inserir paginação no DataGrid.
Envio de SMS - Short Message Service com o Windows Mobile 5.0 (MSDN Brasil web site)
Vou iniciar este artigo com a seguinte pergunta: "Você já precisou enviar SMS a partir da sua aplicação Mobile?" Quantas vezes já ouvi está pergunta e a resposta sempre era: sim, precisei, mas não tinha como. É exatamente esta funcionalidade que vou abordar neste artigo, o envio de SMS via programação nativa com o Windows Mobile 5.0 com apenas 3 linhas.
O melhor de tudo é que você não precisará fechar nenhum tipo de acordo com a sua operadora de celular, nenhum modelo de negócio, absolutamente nada, exceto o sinal de GSM para enviar a mensagem.
O Windows Mobile 5.0 é um conjunto de APIs do Windows CE 5.0 o qual está disponível no VS.NET 2005 para você criar qualquer tipo de projeto para dispositivos móveis, por exemplo Pocket PC ou Smartphone.
Instalação do Visual Studio .NET 2005 (MSDN Brasil Web Site)
Em novembro de 2005 a Microsoft lançou no mercado a versão final do Visual Studio .NET 2005. Esta ferramenta, sem nenhuma dúvida é uma grande evolução do VS.NET 2003, o qual temos novos recursos em todos os aspectos, seja em produtividade, novas classes, integração de dados, projetos de testes, etc.
Windows Mobile 5.0 - Acesso a Dados com Pocket PC (code name Magneto) (MSDN Brasil Web Site)
A Microsoft lançou recentemente o sistema operacional para o mundo móvel, chamado Windows Mobile 5.0, o qual contém diversas novas funcionalidades para quem desenvolve tanto para mobilidade quanto sistemas embarcados (embedded).
O foco deste artigo é mostrar o acesso a dados no Pocket PC Magneto, assim como as facilidades de criar um banco de dados no SQL Server Mobile Edition. Só vale um alerta: você irá se apaixonar com tanta facilidade!
Edição de dados no GridView com DropDownList - ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil web site)
O uso do controle GridView em aplicações ASP.NET 2.0 deve se tornar um padrão de exibição de dados, justamente pela facilidade de criação, manuseio e apresentação. Para quem já programou em ASP.NET 1.1, editar dados em um DataGrid nunca foi uma tarefa simples de se implementar. Claro que isso depende do nível de programação e complexidade a ser usada, mas via de regra, você precisa implementar algum código.
Já no controle GridView, veremos neste artigo que não irei usar nenhuma linha de código, somente através de ferramentas visuais. O detalhe é que irei implementar um DropDownList dentro do GridView no momento da edição de dados.
Master Detail no ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil web site)
O uso de Master / Detail em qualquer tipo de aplicação tornou-se comum pela facilidade e necessidade de uso. No entanto, se no ASP.NET 1.1 já era fácil, no 2.0 ficou ainda melhor e muito mais produtivo. Usarei o banco de dados Northwind do SQL Server como exemplo e as tabelas Categorias e Produtos.
DataGrid Básico com Assistente (MSDN Brasil web site)
O DataGrid é um dos melhores controles existentes para WEB. Sua versatilidade, apresentação, facilidade de manuseio e impacto visual na página atraiu muitos desenvolvedores em usá-lo nas mais diversas situações. O propósito deste artigo é mostrar o básico de um DataGrid, como criar com o assistente e via código. Além disso, mostrarei como customizar e inserir paginação no DataGrid.
Exibindo Imagens no Pocket PC (MSDN Brasil web site)
O objetivo deste artigo é mostrar o uso controle ImageList no Pocket PC. Assim você poderá criar um catálogo de produtos e instalar no Pocket do vendedor da sua empresa para o mesmo visitar os clientes e efetuar os pedidos.
Recursos do Excel com VSTO 2 (MSDN Brasil web site)
O MS-Excel é sem nenhuma dúvida a melhor planilha eletrônica existente há anos. Todos os recursos existentes são fundamentais em áreas de controladorias, financeiras, contábeis, etc. A integração do Excel com banco de dados tornou-se uma funcionalidade fundamental para manipular dados na planilha (Front-End) tendo como fonte de dados um SQL Server, um Access ou qualquer outra fonte de dados.
Com o advento do .NET, o mercado de desenvolvimento entrou em um novo mundo desde as linguagens até a ferramenta de desenvolvimento (Visual Studio .NET 2003). Já para quem usa o MS-Excel, programar em VBA (Visual Basic for Applications) continuará valendo.
Banco de dados no Pocket PC com Windows Mobile 5.0 (MSDN Brasil Web Site)
O uso de banco de dados nos dispositivos móveis como Pocket PC ou Smartphone com Windows Mobile 5.0 está muito fácil de se implementar. Em versões anteriores, como a Windows Mobile 2003 Second Edition no Smartphone era impossível montar um GridView ou armazenar dados usando o SQL Mobile Edition (antigo SQL Server CE). O objetivo deste artigo é mostrar como criar uma fonte de dados com duas tabelas vinculadas e fazer um Master-Detail diretamente no Pocket PC.
Tutorial de Aplicação Móvel para Telefones Celulares (MSDN Brasil web site)
Hoje em dia é possível desenvolver aplicações para rodar em telefones celulares, Pocket PC, Tablet PC, notebooks e demais dispositivos móveis existentes no mercado. No entanto, com o Visual Studio .NET isso se tornou uma realidade bem próxima de qualquer desenvolvedor que tenha um mínimo de conhecimento de aplicação desenvolvidas no Visual Studio .NET, principalmente ASP.NET.
Master Pages no ASP.NET 2.0 (MSDN Brasil Web Site)
O recurso de Master Pages, sem nenhuma dúvida é uma facilidade que todo desenvolvedor sonhava em ter nos projetos. Com uma Master Page você consegue desenvolver uma página padrão que será utilizada em todo o site, ou seja, é como se fosse uma página default contendo menus, cabeçalhos e rodapés. Qualquer outra página criada, pode herdar a Master Page, o qual você poderá apenas utilizar a área que não seja a da Master Page. Como isto é feito em tempo de execução, você adotar qualque tipo de manutenção na página, e em tempo de execução é que o .NET monta as duas páginas em apenas uma.
VSTO - Visual Studio for the Microsoft Office System - Visão geral (MSDN Brasil web site)
O Office é um dos pacotes mais utilizados em todo mundo como aplicativo de front-end. Seja através da suite básica (Word, Excel, Access, Outlook e Power Point) ou através da implementação de programação com o VBA - Visual Basic for Applications - para customizar algumas tarefas, é indiscutível a facilidade de uso em todos os aspectos. Isso tornou o Office um sucesso marcante na vida deste produto.
Performance no ADO.NET - ExecuteScalar x DataSet? (MSDN Brasil Web Site)
Todos sabemos que o ExecuteScalar é o meio mais rápido de se acessar e retornar qualquer dado contido em uma fonte de dados, por exemplo, uma tabela do banco de dados. O ExecuteScalar é usado somente em situações em que você precisa retornar uma linha e uma coluna. Atenção, eu escrevi uma linha e uma coluna, portanto, não queira fazer algo diferente disto. Veja alguns exemplos: capturar o status do cliente, a quantidade em estoque de um determinado produto, o saldo bancário, etc. O ExecuteScalar foi criado para isso e a performance é a melhor possível. Já um DataSet é um espaço na memória RAM que pode conter diversas tabelas (DataTables) conforme a necessidade da aplicação. No entanto, para esta comparação vou criar apenas uma DataTable no DataSet. Com isso, podemos ter todos os dados de uma fonte de dados, por exemplo, um Select de uma tabela do banco de dados.


Treinamentos
In-Company
Treinamentos
Vídeos aulas Treinamentos

Livro de LINQ (SQL e Entity)
Livro de LINQ (SQL e Entity) com C# 3



HOST by